Flavio Cruz

Os bebês da talidomita

Os bebês da talidomita

 

O caso do medicamento “talidomita” foi um dos mais tristes e, certamente, o mais catastrófico da história farmacêutica mundial. Foi lançado pela Alemanha em 1950. Entre outras finalidades, uma era combater o enjoo matinal de mulheres grávidas. Naquela época, ainda não se faziam testes exaustivos como hoje, antes de se aprovar um remédio. Ele tinha sido testado em ratos e tudo estava bem. O remédio foi homologado e usado em 46 países, inclusive o Brasil. Alguns anos mais tarde começaram a aparecer as primeiras consequências: bebês com deformações graves. Mais de 10.000 casos de defeitos congênitos foram relacionados com o uso da talidomita em 1962.

Frances Oldham Kelsey, canadense de nascimento, mas trabalhando na FDA ( Food and Drug Administration-USA), recusou-se a aprovar, na época, a liberação do medicamento, achando que mais testes deveriam ser feitos. Tomou uma atitude diferente de todo o mundo. Evitou milhares e milhares de tragédias nos Estados Unidos, apenas fazendo com propriedade o que tinha de fazer. Pessoa de respeito e de valor. Poucas pessoas conhecem heroínas desse tipo. Foi condecorada por John F Kennedy em 1962. Seria excelente se tivéssemos pessoas como ela em todos os países.

O Brasil foi bastante afetado pela droga e demorou um pouco para proibir o remédio. Nós tivemos uma pessoa como ela em tempos passados: o nosso querido Osvaldo Cruz. São pessoas de visão. Pena que eles não possam estar em todo lugar, em todas as épocas.

 

Todos los derechos pertenecen a su autor. Ha sido publicado en e-Stories.org a solicitud de Flavio Cruz.
Publicado en e-Stories.org el 23.04.2020.

 

Comentarios de nuestros lectores (0)


Tu comentario

¡A nuestros autores y a e-Stories.org les gustaría saber tu opinión! ¡Pero por favor, te pedimos que comentes el relato corto o poema sin insultar personalmente a nuestros autores!

Por favor elige

Post anterior Post siguiente

¿Este novel/poem viola la ley o el reglamento de publicación de e-Stories.org?
¡Por favor, infórmanos!

Author: Changes could be made in our members-area!

Mas de"General" (Relatos Cortos)

Otras obras de Flavio Cruz

Did you like it?
Please have a look at:

O Pavão Mysteriozo numa rua da Flórida - Flavio Cruz (Cotidiano)
Pushing It - William Vaudrain (General)
Bad year 2021 - Rainer Tiemann (Histórico)