Geyme Mannes

Aprender e reaprender o amor!

Nunca gostei dos artigos que falam que o amor é um sentimento flutuante num oceano de rosas, sobre dar e receber, ida e volta, histórias de amor com finais felizes... Acredito no amor, o sentimento existe, ou talvez apenas a palavra que denomina o sentimento que envolve o coração (outro órgão que poderia ser substituído). E se ao invés de falarmos de coração, falássemos de cérebro, por exemplo. Hein???? Claro, se fossemos acostumados a pensar que é o cérebro (e não o coração) o órgão possuidor e administrador deste sentimento intitulado "amor". Ora, pois! É com o cérebro que administramos os sentimentos mais fortes, paixão, ciúme, ódio... Com o coração só fazemos bobagens, mas é claro, do coração advêm os atos emocionais e afetivos. Do cérebro vem à racionalidade sempre indispensável no cotidiano do amor.

Para amar é necessário a bilateralidade, ou seja, quem ama sozinho ama os teoremas de Platão, quem ama sozinho não ama a si mesmo, é necessário uma outra parte que nos devolva o amor. Só assim podemos voltar ao velho dilema de dar e receber, ir e vir, tolerar e ser tolerado. O amor é dose dupla! Duas pessoas! Todos sabem que triângulos amorosos não dão certo. Amar não é fácil como lemos nos jornais e revistas, nos filmes e novelas. Para finais felizes, é necessário fazer graduação e especialização. Sermos mestres e doutores. Sem pseudos demagogias, considero o amor uma dádiva até que venham os outros sentimentos que envolvem a palavra "amor". Já falei, amar é maravilhoso, mas é preciso saber amar! Este impulso geralmente vem acompanhado de ciúmes e outros incômodos sentimentos. O ciúme é a soma ou a multiplicação de nossos próprios medos. Criamos a monogamia, queremos uma pessoa só para nós, às vezes conseguimos de fato, mas voltamos a desconfiar. A desconfiança não é uma invenção, invenção foi termos criado a infidelidade, daí a justificativa da desconfiança. Deixou-nos Freud o aprendizado: Quem ama sofre, pois  sem mais, tem medo de perder. Disse-nos Friedrich Nietzsche: O amor não existe, o que existe é o prazer que o outro nos proporciona, uma vez que nos deixem de dar prazer nos afastamos, vamos embora, damos no pé. Isso acontece inclusive entre pais e filhos, nas relações que chamamos de amor incondicional!

O amor pode dar certo até que a morte nos separe dele, ou, até uma ofensa, a indiferença, a falta de diálogo, a exigência daquilo que não podemos dar, a desorganização do sentimento, quando descarregamos  nossas frustrações em cima da pessoa que dizemos amar... É indispensável o cérebro como a placa mãe do amor! Dosar a paixão, impulsos de ciúmes, vícios descontrolados, intolerância! Avaliar a cada passo nossas próprias atitudes para só após julgar o outro. Amor não anda na contramão. Dos sentimentos mais profundos recebemos de verdade aquilo que damos. Se damos demais e nada recebemos em troca é porque talvez apenas consideramos que damos algo sem nada dar, ou, a outra parte não tem nada a oferecer.

Amor é, sobretudo, companheirismo, prazer em estar juntos, deleite em compartilhar  pequenas coisinhas, grandes momentos, situações inesperadas.  Saber ouvir mais que falar, compreender ainda que não compreendamos. Amor é ser paciente.  Amor é camaradagem!

Se fazemos deste sentimento um fardo de brigas e intrigas, um instrumento de rivalidade e competição, nada sabemos sobre ele.

Fez-se a hora de voltar à faculdade para aprender a reaprender!

Todos los derechos pertenecen a su autor. Ha sido publicado en e-Stories.org a solicitud de Geyme Mannes.
Publicado en e-Stories.org el 19.06.2009.

 
 

Comentarios de nuestros lectores (0)


Tu comentario

¡A nuestros autores y a e-Stories.org les gustaría saber tu opinión! ¡Pero por favor, te pedimos que comentes el relato corto o poema sin insultar personalmente a nuestros autores!

Por favor elige

Post anterior Post siguiente

Más de esta categoría "Vida" (Relatos Cortos en portugués)

Otras obras de Geyme Mannes

¿Le ha gustado este artículo? Entonces eche un vistazo a los siguientes:

Invejosos e invejados! - Geyme Mannes (Cotidiano)
A Long, Dry Season - William Vaudrain (Vida)
Amour fourbe - Linda Lucia Ngatchou (General)