Flavio Cruz

Gol de Placa

 

Você sabe de onde vem a expressão “gol de placa”?

No torneio Rio-São Paulo de 1961, no dia 5 de março, num jogo do Santos contra o Fluminense, aos 40 minutos do primeiro tempo, Pelé fez algo extraordinário. Recuou para seu campo e recebeu um passe de seu companheiro Dalmo e depois foi levando todo mundo - Pinheiro, Clóvis, Altair e Jair Marinho-  até o outro lado, quando tirou o goleiro Castilho da jogada e colocou a bola no canto direito. Foi um gol tão bonito que as duas torcidas se levantaram e ficaram batendo palmas por dois minutos. Pelé tinha apenas 20 anos e já tinha participado de um mundial.  O jornalista Joelmir Beting, impressionado como todos, mandou fazer uma placa, que foi colocada no saguão do estádio, com os dizeres:

"Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã"

As imagens foram perdidas e para fazer o filme “Pelé Eterno”, Anibal Massaini, cineasta, precisou reproduzir as cenas com o jovem Toró.

E daí o nome ficou. Toda vez que alguém marca um gol de extraordinária beleza, nós dizemos “gol de placa”. Hoje em dia, com o futebol “prático” que temos, eles são cada vez mais raros. Podemos usar também a expressão em outros campos: ciência, tecnologia, politica, etc.

Em política, a não ser por Mandela, não me lembro de ter jamais visto um.

Que pena.

Todos los derechos pertenecen a su autor. Ha sido publicado en e-Stories.org a solicitud de Flavio Cruz.
Publicado en e-Stories.org el 25.02.2017.

 
 

Comentarios de nuestros lectores (0)


Tu comentario

¡A nuestros autores y a e-Stories.org les gustaría saber tu opinión! ¡Pero por favor, te pedimos que comentes el relato corto o poema sin insultar personalmente a nuestros autores!

Por favor elige

Post anterior Post siguiente

Más de esta categoría "Política & Sociedad" (Relatos Cortos en portugués)

Otras obras de Flavio Cruz

¿Le ha gustado este artículo? Entonces eche un vistazo a los siguientes:

Um pedaço do céu, um ateu e a Dona Zulmira - Flavio Cruz (General)
El Tercer Secreto - Mercedes Torija Maíllo (Ciencia-Ficción)